Faz alguns anos que me mudei para a cidade de Pirassununga, no interior de São Paulo. Logo que entrei na casa nova, verifiquei que o telhado estava infestado de pombos. Não sei se você sabe, mas os pombos transmitem uma série de agentes patogênicos, entre eles a bactéria Salmonela, que pode causar diarreia grave e nos levar a morte.
Como boa profissional da saúde, resolvi eliminar os pombos. O engraçado é que tentei de tudo: cola para espantar o bendito rato de asas, tampar abrigos e recolher ninhos. Tudo dentro da lei, Freud explica! Nada resolveu. Então, resolvi negar a existência dos mesmos, já que não podia com eles! A partir daí, você pode imaginar, doze anos se passaram e minha casa se tornou um telhado para pombos. A essa altura da conversa, você pode também estar se perguntando qual a relação do telhado para pombos com a psicanálise?
Bom, a primeira relação que podemos fazer é que os pombos são uma representação das nossas angústias, associado àrepressão do desejo. Desejo esse de matar os pombos, ou seja, as minhas angústias! Um dos mecanismos de defesa psíquico infantil que utilizei esses anos todos foi a negação. Negar a existência do sofrimento (pombos) me fez procrastinar muitas coisas. Alguns itens da minha casa (mente) foram totalmente danificados durante o período de negação. Eu, literalmente, estava vivendo na merda! Com a pandemia de 2020 fui obrigada a olhar para os pombos e achar uma solução que não consegui encontrar antes: o famoso campo eletromagnético.
A psicanálise como campo eletromagnético
A psicanálise funciona como esse campo eletromagnético, não elimina os pombos de vez, ou seja, não elimina nossas neuroses, mas pode afastar boa parte da angústia que nos acompanha por toda vida. Você, como eu, continuará vendo os pombos. Pode ser que um fio escape e o campo eletromagnético seja desativado, mas uma simples manutenção é capaz de reativá-lo, e lá se vão os pombos para outro telhado!
O psicanalista e a manutenção
Caso você precise implantar o sistema eletromagnético na sua casa, nós psicanalistas estamos de plantão. Através da escuta ativa e flutuante, utilizando as ferramentas freudianas, lacanianas, junguianas, reichianas e outras, podemos ajudar as pessoas a manter uma mente mais saudável. Aprendemos na análise a lidar com nossas angústias e reconhecer nossos desejos! Portanto, a minha pergunta hoje para você é: seu telhado está cheio de pombos?